Saiba a hora certa para trocar os pneus do seu veículo

03/jan/2019

Com as viagens das férias, chega a hora da revisão dos carros e de uma das perguntas mais importantes para quem quer priorizar a segurança: qual é o momento certo para trocar os pneus?

A resposta mais segura para esta questão é ficar sempre atento aos sinais de desgaste. Pneus com bolhas, deformações, rasgos ou perfurações, devem ser substituídos imediatamente, pois apresentam alto risco à estabilidade dos veículos.

Se não apresentar nenhuma anormalidade, a principal indicação da vida útil dos pneus é o TWI, popularmente conhecido como o indicador do desgaste dos sulcos dos pneus.  Eles são ressaltos de borracha que possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado “careca”.

Outro fator muito importante a ser observado é a manutenção do pneu reserva. Por não ser muito utilizado o estepe acaba sendo negligenciado nos veículos. Para não correr riscos, lembre-se de calibrar e checar com regularidade as condições do pneu reserva.

Só tenho condições de trocar um par de pneus. Qual devo trocar?

O recomendado pela fábricas e montadoras é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições e aumenta a estabilidade do veículo.

Contudo, infelizmente, nem sempre acontece de os quatro pneus chegarem ao fim de sua vida útil ao mesmo tempo. Variáveis como problemas na geometria da suspensão do veículo, o uso de medidas diferentes em cada eixo, a falta de manutenção e o estilo de direção conspiram para o desnivelamento dos pares.

Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos por condições financeiras ou de desgaste, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o principal responsável pela estabilidade do veículo.

Tirou suas dúvidas sobre a vida útil dos pneus? Evite multas e não se exponha a riscos. Complemente a proteção do seu veículo com a Avanti e não saia de casa desprotegido. Converse já com um de nossos consultores!

Últimas Notícias
BUSCANDO INFORMAÇÕES ...
Contrate Aqui