Não se descuide, nas festas de fim de ano, faça escolhas conscientes. É obrigação de todos os motoristas praticar uma direção defensiva, respeitar a velocidade e as leis de trânsito.

Direção segura nas festas de fim de ano

26/dez/2018

Com a chegada do fim de ano a ansiedade aumenta para as festas e viagens que marcam esta época. As datas são festivas e as férias muito aguardadas, contudo, um aspecto que sempre preocupa muito é a segurança no trânsito neste período.

Deve-se ter em mente sempre nesta época, que ao sair para viajar ou para visitar parentes, é primordial dirigir cautelosamente, pois nem sempre os condutores estão atentos a esta questão. Optar por uma direção defensiva assegura que você e sua família chegarão ao destino desejado bem, sem estragar a comemoração e nem arriscar a vida de nenhum passageiro.

O mais recomendado é que antes de sair para festas e viagens, o motorista faça a manutenção preventiva e uma revisão completa do seu veículo para evitar problemas técnicos. Lembre-se de agendar a ida ao mecânico com antecedência, pois nesta época do ano as oficinas costumam ficar muito cheias!

Um dos erros mais comuns é não planejar com antecedência as viagens. Não tem problema em querer fazer uma surpresa, porém é preciso segurança para chegar com tranquilidade. A direção defensiva e a manutenção adequada dos automóveis são fundamentais.

Um outro cuidado é verificar a situação das estradas antes de sair de casa, para descobrir novos caminhos mais seguros e tranquilos. Você pode consultar estas informações em aplicativos próprios, com a Polícia Rodoviária Federal ou com órgãos executivos rodoviários.

Antes de sair de casa, confira também toda a documentação do veículo, do seguro e do motorista. Tenha em mãos, os números de telefone de emergência. Se a viagem for muito longa é necessário realizar paradas para que o motorista se restabeleça e possa continuar a viagem descansado.

 

Álcool x direção

Dirigir sob influência do álcool e outras drogas ainda é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil, especialmente nas festas de fim de ano.

No Natal, Ano Novo e no início de janeiro, a saída para viagens é mais intensa em todas as estradas do país. A maior parte dos acidentes registrados acontece por conta de alguma regra de trânsito infringida, como por exemplo, ultrapassagens indevidas, consumo de álcool, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e a falta do uso de capacete.

Não se descuide, nas festas de fim de ano, faça escolhas conscientes. É obrigação de todos os motoristas praticar uma direção defensiva, respeitar a velocidade e as leis de trânsito.

 

Últimas Notícias
BUSCANDO INFORMAÇÕES ...
Contrate Aqui