Frentista abastecendo com combustível adulterado

5 indícios de que o seu combustível está adulterado

17/ago/2018

Muitas vezes abastecer com combustível barato e sem procedência pode ser prejudicial para o motor do seu veículo. Os combustíveis adulterados podem danificar gravemente componentes importantes, podendo causar perda de potência, contaminação do óleo, acumulo de resíduos e em casos extremos ao seu veículo.

Para não ter prejuízo financeiro e material é importante ficar sempre de olho na procedência do combustível que alimenta o motor do seu automóvel. Conheça abaixo, 5 indícios de que o combustível é adulterado:

1 – Fique atento a luz de alerta do motor

Se pouco depois de você abastecer, acender no painel uma luz de alerta com um desenho de um motor informando alguma anomalia, o motivo pode ser o combustível adulterado.

Esse ícone aceso informa, entre outras coisas, que o sistema que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas para lidar com etanol ou gasolina adulterado. Neste processo, a sonda lambda não reconhece o combustível contaminado.

2 – Observe se após abastecer seu veículo tem “engasgado”

Se o seu carro estiver com problemas para ligar ou dando pequenas falhas durante o trajeto ele pode estar com problemas relacionados à conversão do combustível adulterado.

3 – Confira se o óleo está contaminado 

Se o óleo que saiu do cárter estiver com mudanças nas características esperadas, como por exemplo, alteração no odor, na cor e textura ele pode ter sido contaminado pelo combustível de má procedência. Nunca abasteça com gasolina com solventes ou etanol com água demais.

4 – Controle o consumo do seu veículo

Se você percebe um aumento anormal no consumo do seu veículo, ele pode estar associado ao abastecimento com combustível contaminado. Para ter controle sobre este fato, procure observar com frequência a diferença de consumo entre os postos.

5 – Verifique se seu veículo está performando bem   

Se o veículo parece menos potente e mais lento do que o normal, ele pode estar reagindo ao combustível adulterado.

 

É sempre bom lembrar, que para todas essas dicas, podem existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar as outras possibilidades e fazer revisões regulares no seu veículo.

Últimas Notícias
BUSCANDO INFORMAÇÕES ...