Emissão de CNH Digital é obrigatória. Obtenha a sua.

04/jul/2018

A emissão da CNH Digital já estava disponível em todo o país, mas somente a partir de 2 de julho, passou a ser obrigatória por todas as unidades da Federação, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A versão digital possui o mesmo valor jurídico da impressa e o seu uso é opcional. A versão impressa da CNH continua valendo e continuará sendo emitida. Chamado de CNH-e, o documento virtual poderá ser utilizado por meio de aplicativo em celulares e tablets.

Para solicitar a CNH digital, é preciso ter o modelo atual do documento em papel, emitido a partir de maio de 2017, com QR Code na parte interna. Quem ainda não tem este modelo novo, precisará atualizar a carteira impressa primeiro antes de solicitar a digital. Não é obrigatório possuir o certificado digital, ou seja, a assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física, mas, quem não tiver, precisará ir a uma unidade do Detran para confirmar os dados pessoais. Veja como solicitar sua CNH Digital e tire todas as dúvidas.

 

Tire suas dúvidas e veja como emitir a sua CNH-e:

  1. Emitindo a CNH-e:
    É necessário ter a carteira de motorista impressa atualizada, com QR Code na parte interna. Não é necessário esperar a CNH vender para renová-la.
  2. Cadastro no Denatram:
    Com a nova carteira em mãos, acesse o Portal de Serviços do Denatram e faça o cadastro no menu à esquerda.
    Você receberá um link de ativação do cadastro por e-mail, verifique e ative o cadastro.
  3. Confirmação Cadastro Detran:
    Compareça ao Detran onde a nova carteira foi emitida para confirmar os seus dados. Se tiver tiver o Certificado Digital, todo o processo é feito online e dispensa a ida ao Detran.
    Cada Detran poderá definir se vai cobrar ou não pela via digital e determinar o valor.
  4. Aplicativo no celular:
    O último passo é baixar o aplicativo gratuito disponível nas lojas oficiais do Google e da Apple. O acesso ao aplicativo é feito através de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários cadastrados. Por último, crie uma senha de quatro dígitos para acessar a CNH-e .

Quanto custa a CNH-e? A cobrança de possíveis taxas para emissão da CNH virtual ficará a cargo dos Detrans. Eles determinarão os valores das taxas.

Ter o Certificado Digital é obrigatório? Não. Apenas vai facilitar o processo de obtenção da CNH digital, que será totalmente online. Quem não tiver, deverá ir ao Detran para confirmar os dados.

A CNH Digital é segura? O Ministério das Cidades afirma que existem vários padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. A autenticidade da CNH digital será comprovada pela assinatura com o Certificado Digital do motorista ou com a leitura do QD Code. A visualização da carteira digital também requer a senha de 4 dígitos para abrir o aplicativo. Se o seu celular for roubado ou caso você perca, você deverá bloquear o documento. Se tiver o Certificado Digital é só entrar no site do Denatran e solicitar o bloqueio online, caso contrário, será necessário ir até um posto do Detran.

É necessário ter internet? E a bateria do celular? Não. Somente será necessária conexão com a internet no primeiro acesso. Depois ela ficará disponível offline. Se a bateria do celular acabar, o motorista deverá ter em mãos a CNH impressa. Caso contrário, ele cometerá uma infração.
https://www.avantibr.com.br/SiteAvanti/wp-content/uploads/2018/07/app-cnh-serpro.jpg

Últimas Notícias
BUSCANDO INFORMAÇÕES ...